Para receber os causos por email

domingo, 31 de agosto de 2014

GORDO JOÃO



Mauricio anda tranquilamente pela rua quando avista João, antigo amigo de escola:
- Nossa! Você está diferente, João! Como emagreceu...
- Obrigado!
E conversam sobre outras coisas, é claro! Mas aquilo não sai mais da cabeça de Mauricio: "Mas que diabos ele quis dizer com obrigado?".
***
João é advogado e também professor. Trabalha concursado como promotor de justiça e ainda arruma tempo para se dedicar as aulas de violão, seu hobby preferido.
João é também sistemático e organizado. Aliás, sempre foi. Principalmente com seus livros. Outra grande paixão. É leitor assíduo. Como bom entendedor de filosofia, política, cinema, historia, arte e outros, pode conversar por horas sem parar. E João gosta de divagar sobre seus pontos de vista e até de entrar em contradição consigo mesmo.
Às vezes se irrita com a ignorância dos outros e com a impossibilidade de acompanhar seu raciocínio. Isso acontece principalmente com as mulheres. João tem sérios problemas com as mulheres. Uma vez terminou um namoro por burrice demais delas.
O curioso é que João sempre foi gordo e nunca fez sucesso com mulheres. Era motivo de chacota e na época da escola já foi esculachado publicamente no pátio por uma colega de turma. Sua devoção por livros só piorava as coisas, já que elas o viam como nerd, intelectual e chato. Mas o principal fator por sua impopularidade era o fato de ser gordo demais.
Em todo caso, Mauricio sempre foi um bom amigo. Escudeiro e fiel. E nunca se importou com nada disso. Os dois andavam juntos e estudaram na mesma classe por vários períodos. Amigos por muitos e muitos anos. "Eram bons tempos" - pensou.
***
Mas naquele dia fatídico, logo depois do encontro com João e do incomensurável "obrigado", Mauricio para um instante, olha pra cima e com uma mão sobre o queixo  pensa em voz alta:
"Eu gostava mais do João quando era gordo" - e continua a caminhar com um leve sorrisinho no canto da boca.

Marcelo Horta Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário