quinta-feira, 21 de março de 2013

DICIONÁRIO CARIOCA PARA 'ENTENDEDOR' MINEIRO



O que parece normal para a comunicação entre os cariocas, muitas das vezes, precisa ser traduzido por mineiros para entendimento dos dialetos locais. Por isso, esse glossário auxiliará os ‘mineirinhos’ em turismos ocasionais!

Maluco... significa o cara gente boa!
Bonitão... significa um cara ‘gracista’... ‘entrão’...
Malandro... significa um cara... tipo carioca mesmo!
Parceiro... significa um cara amigo!
Filha da puuta... (pronome de tratamento para se referir à qualquer cidadão) significa um cara comum no estado do Rio de Janeiro
Meu irmão... significa que o carioca vai soltar uma na real em seguida!
Na real... significa o papo reto!
Qué o papo reto?... significa que vai vir alguma bomba em sequência... prepare-se!
Se fui pobre não me lembro... significa que o carioca ta tirando onda... tá ganhando bem, pelo menos no discurso!
Tô na pixsta... significa: “estamos aí... pro que der e vir...”
Fica no talento aí... significa: “Fica na sua”!
Aguarda na disciplina e não enche... significa que você tem que ficar quietinho, principalmente se a expressão for dita em bom tom de voz!
É o mundo se acabando... significa algo intenso...
Se ta ruim pra malandro, imagina pra otário... significa que você ta fudido, ou que te fuderam...
Não mete essa... significa “não fode”!
Não fode... significa “não sacaneia”!
Porra... geralmente significa uma virgula no diálogo entre os cariocas!
Kralho... geralmente vem acompanhado de: “trinta milhões de karalhos”, e é uma expressão que vem de brinde durante as conversas!
Se adianta... significa ”sai fora”!
Se me atrasar vai tomar um adianto... significa: “se me fuder, vai tomar uma porrada”!
Ficou tenso agora... significa “deu ruim”!
Deu ruim... significa que deu tudo errado!
Não me insulta não que eu te como... significa o que o carioca relaxou!
Vou abrir meu coração pra vcs... significa um momento de ‘viadágem’ do carioca!
Tá um luxo... significa que ta tudo uma maravilha!
Tô no brilho... significa que o carioca ta calibrado na cachaça, ou chapado mesmo... ou tentando ficar bêbado!
Pica... Pica das galáxias... Pau duríssimo... significa O CARA!
Engarrafamento monstro... significa o cotidiano dos cariocas!
Parada sinixstra... significa uma situação complicada!
Hoje eu tô piranha... significa MULHER MAL INTENCIONADA!

Por: Karla

Nenhum comentário:

Postar um comentário