Para receber os causos por email

sábado, 31 de agosto de 2013

PARA SE PENSAR... NO BAR... (HOMENAGEM)





Vamos parar pra pensar um pouco. O que é um bar? Pra que serve? Qual a utilidade de sentar, ficar bêbado e falar de futebol, repetindo a mesma história mil vezes?
Pois bem, pensar em um bar requer comedimento e ponderação. Não se pode simplesmente sentar em qualquer bar e tentar a sorte. É preciso apreciá-lo, sentir-se bem, ampliar os horizontes. Um bar é como uma mulher: precisa ser tratada com carinho, compreensão, respeito e, acima de tudo, amor! Pense nas qualidades de um bar, no que te chama a atenção. Por exemplo: quando você sai para tomar uma cerveja, você não quer simplesmente molhar a goela. Pelo contrário, você quer qualidade. Assim como você também não sai por aí paquerando qualquer mulher. Você deseja uma mulher que seja linda, agradável, charmosa. Aquela que reúne as qualidades que você aprecia. E isso acontece também no bar! Mas não é qualquer bar. Bar tem aos montes, em todo canto. Mas bar mesmo, aquele que você se orgulha no outro dia, são poucos. Tudo depende do seu dia e gosto. Vamos pensar...
Tem aqueles dias que você está mais exigente, que quer uma coisa que valha a pena de verdade. Um dia em que você quer se orgulhar de investir tempo e dinheiro. Assim como a mulher, você quer uma cerveja que seja BOA. Em dias assim não desce qualquer coisa. Também não pode ser qualquer bar.
Já em outro dia, você se sente diferente. Afim de encontrar não uma mulher qualquer, mas aquela amiga. Aquela com quem você possa conversar a noite toda. Trocar intimidades e pensamentos. Neste dia você vai recorrer a uma mulher especifica. É isso mesmo! Você vai atrás daquela amiga gordinha que sempre te escuta (todo mundo tem uma dessas). A gordinha que sempre te escutou, que te deu apoio. É o dia em que você irá preferir a cerveja REDONDA, que desce macio e com leveza.
Agora, pode acontecer de você ser casado e aí marcar um encontro com outra mulher que não a sua esposa, não vai pegar bem. Em dias como esses, você vai eleger a N° 1, que não tem comparação, né? Você vai escolher a sua amada. Aquela que te dá colo nos piores momentos. Ela será sempre a melhor!
E tem outras cervejas também, assim com outras mulheres. Estas, você sabe, são para aqueles dias em que você não está bem e aceitando qualquer coisa. São para os dias em que você não quer escolher nada. Que o chefe encheu o saco, que o filho foi mal na prova, que a conta atrasou! Estas aí vão te dar uma tremenda dor de cabeça. Fora a ressaca moral e a confusão mental no outro dia! Mas, e daí, você não quer saber de nada mesmo! O que vier é lucro (ou não). Enfim, você se vira! Mas, se quer um conselho de amigo, destas, é melhor correr!!!
Mas tem também, diga-se de passagem, aquele seu amigo (amigo, né, sei!), que prefere outra coisa que não uma mulher. É uma escolha pessoal de cada um, é claro! No entanto, a preferência da cerveja é outra. Os belgas sabem muito bem como é isso!
Em todo caso, vamos pensar mais!!!
Num bar, não existem apenas cervejas. Existem também tira-gostos, comida, petisco, belisquete! Aquilo que ninguém assume que quer, mas vai ao bar só pra comer. O tira-gosto também é como uma mulher. É como aquela amiga que você nunca liga, mas quando outras te dão o fora, você a procura e diz que está morrendo de saudades. No outro dia, você não assume pra ninguém que saiu com ela (ainda mais para a galera do bar), mas no fundo se sente orgulhoso.
Assim como a mulher, você quer um tira-gosto diferente a cada dia! Aquele que você vai ao bar para se deliciar e, até que fique pronto, toma umas cervejas! São aqueles pratos especiais, que você diz a esposa: “Olha amor, estou com uma vontade de comer tropeiro!” e depois torce para ela indicar o bar que você quer ir: “Vai no Tácio, amor, e pede lá”. Este é um dos momentos mais marcantes na vida de um homem! Isto é, quando a mulher, ou melhor a sua mulher, indica o bar que você quer ir. Nada mais, nada menos, você bebe umas e outras e conversa com os amigos. Estratégia de malandro, hein? Na verdade, você queria era beber, mas numa segunda é difícil, né? É dia de visitar a tia doente da esposa que você prometeu há um mês, quando estava bêbado no bar, lembra?? Pois é!
Mas por falar em SEGUNDA-FEIRA, nada melhor que um PÉ-DE-PORCO. Que tal, hein? Sabe como é, né, segunda, dia assim, mais ou menos, que ninguém gosta quando chega. Dia chocho em que você voltou a trabalhar, as contas começaram a vencer, a TPM volta a dar as caras; coisas do tipo. Assim como a mulher, segunda é dia de comer sem tanto prazer assim. Comer uma coisa que nem todo mundo gosta e que outros comem apenas para agradar os amigos.
A partir de TERÇA-FEIRA, as coisas vão ficando um pouco melhor. Não tanto quanto os dias que virão, mas já é um começo. É dia da RABADA! Ah, gostou, né? NÃÃÃOO??? É, está certo! Não é todo mundo que come isso também. Terça também não é o dia perfeito pro bar. A mulher chega em casa e fala da nova academia que abriu, que custa R$ 200,00 e que precisa que você pague! Também tem o seu filho que te pede dinheiro pra excursão da escola. Fora o cunhado, que aparece no bar do nada, no meio da rabada, para te pedir cinquentinha emprestado, porque esqueceu a carteira em casa, mas quer tomar umas com você! Terça-feira é dureza! Mas, calma, que passa!!!
Mas nada como a QUARTA-FEIRA (agora a coisa vai) pra alegrar o seu dia um pouco mais. É um dia bom para o TROPEIRO, daqueles com bastante linguiça e torresmo! É o dia em que você quer sair de casa e chamar a família para ir ao bar junto com você! É um dia da família! O filho tirou nota boa na escola, o chico da esposa está nos finalmente, o chefe elogiou o seu trabalho e o tropeiro (hum...) está quase chegando! Dá tempo de tomar uma cerveja, pra fechar com chave de ouro! Da quarta em diante, a semana vai ficando agradável! Quem dera pudesse começar na quarta, hein? Tem também o futebol, logo depois do tropeiro e da cervejinha gelada!
Já na QUINTA-FEIRA, a coisa esquenta! A quinta chega a ser melhor que o fim de semana! Curioso, né? Mas acontece que a quinta é a porta do paraíso, isto é, o último passo para o final da semana. A quinta inspira o poeta mais inibido. Na quinta, o bar está cheio e a COSTELA COM MANDIOCA cai como uma luva! Este é o dia em que, passados momentos difíceis com a esposa, vai rolar! Hehe. O melhor dia para aninhar com a esposa é na quinta, depois da costela e da cerveja gelada! Na quinta também tem o debate da rodada! Quando a turma se reúne para gozar os perdedores e exalta a vitória do time. Em dias assim, os neurônios masculinos começam a funcionar melhor. Você está em ponto de bala! Está lembrado? Tem que brincar em casa, parceiro! A costela possui poderes afrodisíacos, amigo!!! É bom ficar atento! Ela abastece os neurônios e os hormônios dos homens, que passaram a semana adormecidos!
Eis que chega a SEXTA-FEIRA! OBRIGADO, MEU DEUS! Coisa boa é bobagem! É o dia mais lindo da vida! O dia em que tem início as apostas do futebol no fim de semana! Quem vai ganhar, quem vai perder! É o dia também do CHURRASQUINHO! Sexta + Churrasco = Alegria Infinita! É o dia em que a esposa está satisfeita! Ah, bichão!?! Malvado?!? Ela está tão feliz que permite que você fique no bar e não precise ir ao casamento daquela amiga chata que ela não vê há anos. Aí você se sente o cara, o bom marido, o bom pai, o bom filho, e, mais do que nunca, um bom homem! É isso aí. Missão cumprida! Mais uma semana que passa e que você não rateou! Ah, que isso, você nunca rateia, rapaz! Você é o cara! Que dia feliz! Tudo correndo perfeitamente! São dias assim que fazem você acreditar na vida e ter esperança. Dias em que a esposa está em harmonia com a lua e aceita, com satisfação, que você beba bastante com os amigos. Êh, dia maravilhoso! Churrasco, cerveja e futebol! Nada melhor para um homem! E pra ficar melhor ainda, seus filhos pedem para dormir na casa do amiguinho da escola! Eta, sossego! A mãe deles que se vire pra lá! É seu dia de comemorar e celebrar a vida com a turma! Há quanto tempo isso não acontecia, hein?
Tem ainda o SÁBADO de sol quente: BOLINHO DE BACALHAU, PEIXINHO, BOLINHO DE CARNE, FILÉ COM FRITAS! É dia de aproveitar, de dormir no final da tarde, de curtir a esposa, de dar uma volta à noite ou de assistir um filme agarradinho! Este é dia mais alegre da semana! Quisera demorar a acabar! Paz.
Já o DOMINGO é pra descansar, né? Afinal, ninguém é de ferro! A semana foi cheia, o estomago está lotado de tanto tira-gosto e cerveja e os filhos irão voltar pra casa! É o dia de um clubezinho, um jogo no final da tarde e o almoço na casa da sogra! Mas, principalmente, é o dia de relembrar as piadas no bar durante a semana e as trapalhadas do garçom engraçado! VIVA O MANINHO!
Tudo isso, meu amigo, é para se pensar... para se pensar na utilidade que o bar tem na sua vida e como suas coisas pessoais passam diretamente pelo orgulho de ser butequeiro! Que vida boa você tem!!! O domingo é o verdadeiro dia para se pensar! Pensar que a semana está chegando e que você precisa colocar as contas em dia! É o dia também para se pensar nas novas piadas e nas gozações para a derrota do time rival!
E é bom fazer isso, pensar...
É algo que faz bem e estimula a imaginação!
Quem sabe tudo isso é para se pensar...
Mas... para pensar mesmo... é no BAR DO TÁCIO!!!




BAR CHIC TÁCIO
RUA ITAMARACÁ 25 – COLÉGIO BATISTA
BELO HORIZONTE-MG
TEL: (31) 3421-3363


Marcelo Horta Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário